Os Hospitais Universitários são os principais responsáveis pela realização de cirurgias plásticas gratuitas a população. Esse recurso é o resultado da ação do Governo Federal para proporcionar esse tipo de procedimento à população que não possui recurso para realizá-lo.
São inúmeros hospitais que oferecem a realização da cirurgia plástica reparadora em todo o país. Assim, com o intuito de facilitar o seu acesso à informação, ao longo deste postvocê poderá encontrar uma seleção das principais instituições que realizam o procedimento. Confira:
Um dos principais hospitais universitários que realiza a cirurgia plástica gratuita pelo SUS, é o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC – UFMG). A instituição conta com uma equipe de médicos especializados nas mais variadas áreas de cirurgias reparadoras.
Atende atualmente, pacientes localizados na grande Belo Horizonte, como também de outras cidades do interior mineiro e até de estados vizinhos. Para ter acesso ao procedimento cirúrgico é necessário possuir o encaminhamento pelo SUS.
O HU-UFJF/EBSERH é referência na realização de cirurgias plásticas reparadoras pelo SUS, dispõe de uma equipe especializada composta por professores e médicos da universidade. Os principais procedimentos realizados pelo setor são:
Para realizar a cirurgia plástica gratuita nesse hospital universitário é obrigatório que o paciente tenha encaminhamento de alguma instituição do SUS.
O HUPAA-UFAL/EBSERH é conhecido no estado de Alagoas pelo seu Programa de Cirurgia Bariátrica, no qual os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar altamente especializada para a realização desse procedimento.
A equipe de profissionais responsável por esse programa é composta por:
Esse programa existe desde 2002 e é o responsável por mais de 450 cirurgias realizadas em pacientes com obesidade. Além disso, ainda conta com mais de 120 pacientes em sua lista de espera.
Apesar de atuar em diferentes áreas da cirurgia plástica, o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pelo Ministério da Educação e pela Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial atua em apenas duas grandes áreas, são elas:
Cirurgia reconstrutiva, na qual são realizadas cirurgias plásticas reconstrutivas gratuitas para os casos de:
Cirurgias craniomaxilofacial, que envolvem a realização de procedimentos cirúrgicos nos seguintes casos:
Para a realização das cirurgias plásticas, o hospital conta com uma equipe de altíssima qualidade composta por médicos residentes, técnicos de enfermagem e profissionais da área administrativa.
O Hospital das Clínicas da UFG é um dos mais referenciados hospitais universitários da região Centro-Oeste, no que se refere a realização de cirurgia plástica gratuita de alto nível de complexidade, tais como:
Isso se deve ao fato do hospital possuir um centro cirúrgico altamente equipado e de uma equipe multidisciplinar completa, composta por:cirurgiões plásticos, anestesiologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos.
Para a realização da cirurgia plástica gratuita na instituição, é indispensável iniciar os procedimentos de autorização em uma instituição de saúde credenciada pelo SUS.
Ao longo do post você pode conhecer quais são os 5 principais hospitais universitários do país, que realizam a cirurgia plástica gratuita através do SUS.
Todas essas instituições de saúde contam com uma equipe de profissionais altamente especializados e capacitados nos mais complexos procedimentos cirúrgicos. Além disso, possuem uma infraestrutura moderna, apta para realizar com total segurança e eficiência as cirurgias plásticas.
Veja mais opções de clínicas e hospitais para cirurgia plástica em nosso guia